Ed#1 | Marcas que Atuam | Exemplo que deu certo!

fevereiro 3, 2017 5:39 pm Publicado por Deixe um comentário

“Economia Criativa é um termo criado para nomear modelos de negócio ou gestão que se originam em atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual de indivíduos
com vistas à geração de trabalho e renda.
Diferentemente da economia tradicional, de manufatura, agricultura e comércio, a economia criativa, essencialmente, foca o potencial individual ou coletivo para produzir bens e serviços criativos. De acordo com as Nações Unidas, as atividades do setor estão baseadas no conhecimento e produzem bens tangíveis e intangíveis, intelectuais e artísticos, com conteúdo criativo e valor econômico.”

Este é um trecho sobre o conceito de economia criativa, retirado do site do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Empresas analisam constantemente seus planos de negócios, deixando de lado certos modelos tradicionais e tornando-se “fomentadoras de mercado”, “agregadoras de serviço”, “provedoras de plataformas”. Organizações inovadoras acabam por adotar um ou outro dos novos modelos de atuação, mas as ditas ‘visionárias’, ou até mesmo ousadas, empregam o máximo de diferenciais, descentralizando a corporação e abandonando de certa forma a máxima de Philip Kotler para Produto, Preço, Promoção e Praça.

No coração da economia criativa estão as empresas e projetos que surgiram a partir do compartilhamento peer-to-peer (pessoa-para-pessoa, adaptado ao português), conhecido como consumo colaborativo.

Um bom exemplo é o projeto Num Pulo, criado pelo casal Daniel Negreiros e Paula Albino, que viaja pelo Brasil e pelo mundo registrando, em vídeos, os maiores atrativos das cidades de uma forma simples e bonita. A proposta do projeto é inspirar as pessoas a explorar e conhecer mais a sua própria cidade, e também viajar descobrindo novos
lugares.

O Num Pulo nasceu em agosto de 2015, a partir da vontade de viajar e conhecer mais a própria cidade, Belo Horizonte. Daniel e Paula queriam fazer algo com fotos e vídeo, por ser algo que eles gostavam muito de fazer. Até então, tudo seria apenas uma lembrança da viagem, sendo que durante um passeio o casal teve a ideia de gravar o primeiro vídeo do que viria a ser o Num Pulo. Daniel adicionou o vídeo em sua página pessoal, o que gerou, após três dias, cerca de 80 mil visualizações e 1500 compartilhamentos no Facebook. Agora o Projeto é oficial.

Aproveitando das férias, o casal filmou ainda as cidade de Tiradentes, Ouro Preto, São Paulo, Curitiba, Balneário Camboriú, Gramado e Canela. Com o lançamento dos vídeos de Curitiba e São Paulo, o Projeto começou a fazer muito sucesso e aparecer em blogs e sites de viagens, além do alto engajamento com o público nas redes sociais.

Com o tempo o projeto passou a ser assunto em conversas, dentro e fora das redes sociais. Consequentemente, algumas empresas aproveitaram para entrar em contato e fechar parcerias. Hoje, a principal parceira é a GOL Linhas Aéreas, que permite a filmagem de um vídeo novo por mês através do licenciamento dos vídeos para serem usados nas redes sociais da GOL. A parceria com a GOL gerou novos contatos e levou a gravação dos vídeos no formato Num Pulo em Paris, para a AirFrance, e nos EUA, para a Delta Airlines. Além disso, o Projeto fez um vídeo especial para o lançamento de celular da L enovo, o Lenovo VIBE.

Na próxima edição teremos Trocando Idéias com Daniel Negreiros, Fundador e Diretor Criativo do Num Pulo. Não Perca!

Artigo elaborado por
José Augusto, mídias sociais e ousado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *